terça-feira, 8 de março de 2011

Escalada na rota normal do Aconcágua

DIA 1

Depois de 67 horas de viagem e 3.845 quilômetros percorridos desde Três Lagoas - MS, dentro de vários ônibus, cheguei ao povoado de Penitentes, na Argentina, onde de carona segui até a entrada do Parque Aconcágua. Conhecido também como Sentinela de Pedra, tem 6.962 metros de altitude, é a montanha mais alta das Américas e de todo Hemisfério Sul, e a mais alta fora da Ásia.

 Saindo de Penitentes rumo ao Aconcágua

 Pagando o permisso de escalada de US$ 700,00 na Secretaria do Turismo de Mendoza

Abaixo segue o vídeo do trecho de ônibus de Mendoza à Penitentes, incluindo a trilha até o primeiro acampamento - Confluência, depois Plaza de Mulas. Paguei uma mula por U$ 130,00 para me carregar 22kg até Plaza de Mulas. Na minha mochila fiquei com 25kg.


Uma dica é aproveitar o horário que a sua mula irá passar pela manhã em Confluência e inserir mais uns equipamentos (barraca, saco de dormir, isolante,...) na carga da mula. Assim facilitará muito a longa caminhada e as subidas até P. Mulas.

DIA 2

Como o dia seguinte amanheceu fechado, fazendo frio, decidi não ir a P. Mulas. Mais tarde acabei optando por pegar a longa trilha, pois estava com pouca quantidade de comida, saí de Confluência às 9:50h. Tive de medo de não chegar em P. Mulas em claro, andei muito depressa, cheguei em Mulas às 16:50h.



Fazendo o check-in em Confluência


Primeiro escalador a entrar no Acampamento Confluência

 Lago Hórcones


Alojamento em Confluência para quem não quer montar a barraca


Marcelo e Marcio, escaladores de RS



Minhas dores de cabeça começaram. O médico me recomendou a tomar 4 litros de água para aclimatação e aí minha cabeça melhorou.


Pôr do Sol em Plaza de Mulas


DIA 3

Passei o dia descansando e me hidratando bastante. Aproveitei para organizar a tralha e separar os equipamentos de gelo que deixaria no Acampamento P. Canadá a 5.000m. O dia foi ensolarado, perfeito!


Plaza de Mulas




 Plaza de Mulas



Plaza de Mulas


DIA 4

Tentei levar o saco de equipos (crampons, polainas, benzinas,  piqueta, comida, etc) à P. Canada, mas fortes ventos e as nevascas me  impediram de chegar. Minha respiração estava bastante ofegante, meu pulmão se sentia sem ar. Em várias ocasiões a ventania me empurrava para fora da trilha. Resolvi abortar e desci com fortes dores de cabeça. 

 Plaza Canadá 5.000m
Plaza Canadá

DIA 5

Amanheceu com o tempo perfeito, com Sol e sem vento. Acordei sem dor de cabeça, estava bem aclimatado devido à intensa hidratação. Cheguei rápido em P.Canada e acabei extendendo até Nido de Condores a 5.500m, deixando os equipamentos de gelo escondido debaixo de uma rocha! Saí de Mulas às 9:50h e cheguei em Nido de Condores às 14:50h. Na descida até Mulas resolvi fazer correndo já que estava com a mochila vazia, fiz todo o percurso de volta em apenas 50 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário