domingo, 17 de maio de 2020

Isla Margarita e Los Roques - Venezuela

Fui conhecer Isla Margarita na Venezuela por ficar numa área caribenha e tinha ouvido relatos de que a ilha era bem bonita. Mesmo apesar da crise que a Venezuela vem enfrentando, fui conferir pessoalmente como está a situação deste País. A falta de abastecimento do comércio tornou vários bairros abandonados. Com relação ao turismo, apesar de ter diminuído bastante, ainda havia alguns nos locais mais famosos.
A primeira praia q visitei é a praia de Yaque, onde tinha um pessoal praticando windsurf e surf a vela. Essa praia fica atrás do aeroporto e é considerada uma das melhores pra se visitar.
Resolvi alugar um carro pra conhecer melhor a isla margarita, pois só iria ficar apenas 4 dias, os ônibus coletivos tem horário ruim e não passa por todas as praias, sem contar q a ilha é bastante extensa.
Escolhi um pegeot belindra por U$37 ao dia. Não me pediram nenhum documento, por exemplo habilitação, apenas me pediram um caução de U$150. O que me impressionou é que enchi todo o tanque de combustível por apenas 3 centavos de reais. Ou seja a gasolina é de graça.
Devido à crise, mesmo em época de alta temporada é difícil encontrar restaurantes na maioria das praias. Só nos fds q são montados alguns quiosques vendendo peixe frito. Esse deve ser um dos motivos que praticamente há muito poucos turistas nessa ilha.
A maioria dos hotéis beirando as praias estão abandonados por anos, tem vilarejos inteiros vazios, muitas das praias foram tomadas por pescadores. Como os mercados estão com restrição e pouca mercadoria, então a população está sobrevivendo por meio de uma pesca predatória por meio de redes pra todo lado. Segundo um relato de um dos pescadores, ele me disse q já está ficando ruim de pegar peixe,  porque estava tendo uma correnteza marítima, que deslocavam os peixes, espero q seja isso e não devido a essa pescaria sem controle.
No final da tarde parei pra comer um marmitex numa das praias. Qdo escureceu uns 4 policiais aproveitaram q eu estava sozinho pra me exigir propina. Fizeram a vistoria na minhas coisas e no carro, mesmo não encontrando nada ilícito, falaram q iriam me levar pra delegacia. Concordei em ir. Alguns minutos depois um dos policiais veio me falar pra eu dar uma grana a eles pra não me levarem pra delegacia. Eu ofereci U$40, mas me exigiram U$80. Já li relatos da policia Venezuelana, revistar turista e encontrar uma razoável quantidade de dinheiro e depois mata-lo pra ficar com a grana.
Por meio de um mapa turístico consegui visitar praticamente todas as praias de islã margarita. É fundamental abastecer de comida, pois nem sempre é fácil encontrar um restaurante na ilha.
Achei a Isla del Coche bem simples, com uma praia normal. Os caiçaras te insistem em fazer um passeio de barco pra tirar fotos dentro da água. Vi uma amostragem do álbum de fotos e a maioria era de casais embaixo da água se beijando, ou então com uns peixinhos atraídos por migalhas de pães. A parte mais legal da ilha foi ver a concentração de pássaros na ponta da ilha.
Uma senhora ficou revoltada por ter visto me cobrarem 8x a mais o valor da passagem porque eu era estrangeiro.
Nao é necessário trocar os dólares, todo o comércio e os hotéis aceitam normalmente, com excessão do ônibus coletivo, que custa 1.500 bolívares, ou 10 centavos de reais. Neste caso vc teria que ter um pouco de dinheiro venezuelano.
Janeiro é época de inverno, devido às chuvas, mas tem chovido quase nada e feito um calor intenso. A vegetação predominante na ilha é de cactus. O perigo é quando um deles morrem e seus espinhos caem e se espalham no chão. Os espinhos são grandes e duros, chegam a travessar a solar e  fincar o pé. É um aglomerado de espinho que tem um formato de flor, cujas pétalas são todas de espinhos. Eles costumam ficar espalhados pelo caminho, e podem furar pneus, no meu caso varou a sola do meu chinelo e furou meu pé.
Um dos passeios mais legais q fiz com o carro foi o percurso de El Saco até Punta del Tigre. O trajeto é beirando uma belíssima costeira no mar, parecendo uma chapada, com formações rochosas exóticas moldadas pelas ondas.
Ter alugado o carro deu uma sensação de liberdade incrível, consegui me aventurar bastante, apesar de que praticamente nao mergulhei pq estava ventando muito e formando muitas ondas. O mar nesta região não me pareceu limpo.
Depois de ter conhecido bastante a islã margarita, peguei o vôo de Maiquetia pra Los Roques, fiquei impressionado com tanta beleza dos corais de cima no avião. Os recifes de corais com as águas cristalinas do caribe tornou o cenário simplesmente um espetáculo. Foi incrível ver tanta beleza concentrada. As paisagens me surpreenderam!
A taxa de entrada de Los Roques em fevereiro de 2020 está U$30. Não reservei nada, mas ao chegar ao aeroporto, sempre tem alguém para indicar uma pousada.
Como cheguei de tarde, acabei fazendo um mergulho de snorkel bem próximo, atrás do aeroporto. Consegui ter uma idéia da fauna que iria explorar nas ilhas mais distantes.
Os aviões são bem pequenos, cada passageiro tem direito a apenas 10kg de bagagem incluído na passagem. O q passar disso será cobrado um excesso.
No final da tarde subi os mirantes pra curtir o pôr do Sol.
Dia seguinte fui conhecer o Cayo El Água, q é um dos passeios bastante famoso. Fizemos uma parada numa ilha que protegem e fazem criação das tartarugas marinhas. Foi bem interessante, o desenvolvimento delas é em caixa da agua e depois que alcançam um certo tamanho são soltos no mar.
O passeio geralmente sai as 9:30h e retorna 17h. Como na maioria das ilhas não tem nenhuma infraestrutura, então vc precisará levar toda sua alimentação, bebida, guarda-sol, cadeira, etc.
As ilhas não são grandes, normalmente vc consegue percorrer tudo em poucas horas. A parte que eu acho mais legal são os snorkels em volta da ilha, conhecer a fauna e a flora marítima do local, principalmente porque vc está numa das regiões mais preservadas do caribe.
Los roques é considerado uma das melhores regiões turísticas da Venezuela, principalmente para casais que querem descansar e curtir as belas paisagens. Mas para quem vai em busca de aventuras, então é imprescindível levar uma mascara e snorkel pra explorar os seus encantos.
Chegando em Los Roques na Venezuela, fui logo fazer um levantamento dos passeios na região. Todos os barcos saem do mesmo local e o valor é tabelado, então não precisa perder tempo fazendo cotação. A única preocupação seria verificar quais dos barcos já fechou uma turma para algum passeio, visto que o turismo está bastante escasso. Já nos fds será bem mais fácil ter turistas venezuelanos para fechar vários passeios. Todas as vezes que fazia os passeios perguntava ao condutor do barco onde ficavam os melhores lugares pra fazer snorkel. Isso era fundamental pra minha diversão, pois o mar nestas ilhas seriam como selvas marítimas e não podia deixar de registrar toda a beleza submersa formado pelos corais e inúmeros peixes.Uma das partes mais legais do passeio foi a companhia dos golfinhos. Eles sempre fazem um show a parte, que realmente encanta qquer pessoa. Depois paramos num lugar que eles batizaram como piscina, pois é um banco de areia no meio do caribe que deixa o mar raso e com as águas azul-turquesa.
Depois no dia seguinte fui para um mini tour para conhecer as ilhas de Robenski e Crasqui. Que tinham praias uma mais bonita que a outra. Percebi que os caiçaras matam essas enormes conchas, acumulando centenas deles empilhando fora da agua. Acredito que seria para os turistas não furarem seus pés pisando em cima delas. Confesso que fiquei com muita dó de ve-las empilhadas aos montes, deixando sua carcaça apodrecer ao sol. Fiz um dos snorkels mais legais nesta área. Um imenso cardume de peixinhos rodeava a costeira da ilha por quilômetros. Formava um cenário espetacular. Com a presença constante desse imenso cardume atraia várias enormes barracudas, Outros cardumes de peixes grandes apareciam pra fazer suas refeições com os inúmeros peixinhos.
No dia seguinte fui para o Cayo de Sebastopol, é uma pequena ilha mais voltada para quem gosta de fazer snorkel, pois praticamente não há praia para montar guarda-sol. Por conta disso não é tão visitada quanto as outras e tb é uma das ilhas mais distantes.
Em cayo Vapor, acompanhei os pescadores na caça de arpão.
Aproveitei o finalzinho do dia pra ver o pôr do Sol na praia de Gran Roque, onde fica o centro e as pousadas. Do complexo de ilhas de Los Roques é a única ilha onde se hospedam os turistas.
No dia seguinte fiz 2 mergulhos de cilindro bem próximo de Gran Roque. Atrás dos mirantes onde fui contemplar o pôr do Sol.Os mergulhos foram muito bonitos, nessa parte já é considerado mar aberto. Os mergulhos terminaram por volta das 13h.
Na parte da tarde aproveitei pra conhecer a ilha de Franciski. Esta ilha é próximo de Gran Roque e não precisa agendar os passeios, vc poderá ir nela a hora que quiser.
Franciski e Madriski são as ilhas mais frequentadas por serem as mais próximas de Gran Roque e por não necessitarem de agendamento para sua visita. Suas praias de areias brancas e aguas azul-turquesa são tão surpreendentes quanto as das outras ilhas
Fiquei muito satisfeito por ter conhecido esse paraíso caribenho venezuelano. Foi tudo perfeito em Los Roques, a fauna marinha desse lugar é impressionante. A vista de cima dos recifes de corais é tão bonita quanto por baixo. É um lugar mágico, uma experiência única que vale a pena ser vivido. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário